O afroturismo foi tema da I Conferência Virtual de Afroturismo realizada ontem (19) e trouxe debates sobre o setor, além do futuro do turismo. Durante o evento ocorreram rodadas de negócios em que empresa apresentaram suas histórias e soluções que trazem para o mercado. O Guia Negro reuniu nesse post os cinco empreendedores que falaram no painel:
1 – Guiadas Urbanas
Primeira agência de turismo receptivo a desenvolver roteiros turísticos pelo Subúrbio Carioca. A intenção da empresa é apresentar o Rio além dos cartões postais. São destinos como Madureira, considerada a Wakanda carioca, que fazem parte dos tours. A apresentação foi feita pelo fundador da empresa Vilson Luiz.
2 – Diaspora Productora – Barcelona
Produtora sócio cultural dedicada à produção, gestão, formação e memória da cultura afro-brasileira e povos da diáspora em Barcelona, Espanha. A apresentação foi feita por Irma Teixeira de Miranda. Veja mais aqui.
É uma empresa de viagens e turismo, baseada em São Paulo, que faz assessoria de documentação. Começou trabalhando com o público LGBTQIA+ e expandiu para o público negro. Em 2019, organizou um cruzeiro afro. A apresentação foi feita pelo Boa Ventura Santos (na foto em destaque).
É uma revista digital de gestão, economia e business intelligence, que atende a dinâmica da comunidade empresarial de Angola. Incisiva e independente é a única que aborda temas sobre negócios de forma abrangente. A apresentação foi feita por João Anita Macongo.
Plataforma de turismo e representatividade que busca trazer um olhar inclusivo para o mercado de turismo brasileiro. Tem como proposta compartilhar relatos de viajantes negros, histórias de lugares e cultura negra, além de inspirar novas narrativas e viagens, com dicas e promoção de alguns roteiros especiais de turismo afro-referenciado. Organiza a Caminhada São Paulo Negra, a Caminhada Salvador Negra e a Suburbana Tour. A apresentação foi feita por Guilherme Soares Dias, que também falou sobre o Guia Negro, site sobre cultura negra e viagens do qual é editor.
Assista aqui ao evento organizado pela Conectando Territórios, Diaspora Black e Rota da Liberdade:
CURTE O GUIA NEGRO? FAÇA SUA CONTRIBUIÇÃO AQUI PARA CONTINUARMOS PRODUZINDO CONTEÚDO INDEPENDENTE!
LEIA MAIS:
Afroturismo: conheça 16 iniciativas brasileiras que te levam para conhecer mais da cultura negra