Curso de cinema no Rio tem vagas abertas e gratuitas que priorizam mulheres negras e trans

O projeto “Empoderamento e Cinema – Jovens Negras no Audiovisual” tem intuito de promover a inserção de jovens negras na cadeia produtiva do audiovisual e estimular o empreendedorismo e autonomia dentro do setor e abriu inscrições para a segunda edição de cursos semipresenciais: Produção de jogos, Cinema e Roteiro para séries. A grade também é composta pelo módulo introdutório de Narrativas e Linguagens Audiovisuais, além de atividades complementares como webinários e lives, que trarão temáticas específicas sobre a área de cinema, jogos e séries, inspirações e gestão de carreiras e empreendedorismo. “Manter a formação, capacitação e possibilidades de inserção no mercado é de suma importância neste momento”, diz Mércia Britto, diretora do Cinema Nosso, que coordena o projeto.

Os cursos são gratuitos e destinados a jovens negras, moradoras da cidade do Rio de Janeiro, com idade entre 15 e 29 anos e estudantes do ensino público estadual e federal. “Ter acesso ao projeto me abriu muitas portas e atualmente, mesmo em poucos meses de formada, já estou inserida na área”, afirma Bruna Aguiar, ex-aluna da formação em Cinema.

O processo seletivo ocorrerá em três etapas. As inscrições vão até 17 de janeiro de 2021. A previsão de início do curso é em fevereiro de 2021. Em 2018, uma pesquisa lançada pela ANCINE revelou que, em 2016, nenhum conteúdo lançado comercialmente teve participação de mulheres negras nas equipes de direção, produção executiva e roteiro. Em apenas 13,3% dos filmes analisados havia a presença de negros no elenco principal.

1ª turma do “Empoderamento e Cinema: Jovens Negras no Audiovisual”

A primeira edição do projeto foi concluída em outubro de 2020, com a formação de 30 jovens negras nas áreas de Cinema de ficção, Cinema documental e Produção de Jogos. Foram produzidos dezesseis curtas-metragens, cinco roteiros originais e o jogo analógico “Nia – A jornada de uma jovem negra”. “O jogo é como se fosse uma reparação histórica. Nós decidimos fazer cartas de perguntas e curiosidades sobre personalidades, movimentos e momentos importantes da cultura brasileira, mas que foram protagonizados por pessoas negras. Eu descobri muita coisa enquanto fazia as cartas, coisas que nem sequer comentaram na escola, que mudaram o rumo do Brasil”, define a estudante Clara Santos, uma das responsáveis pelo conteúdo do jogo.

Sobre o Cinema Nosso

O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural que, ao longo de sua trajetória, trabalha para proporcionar experiências de tecnologia e inclusão para a produção de narrativas juvenis, fomentando a cadeia produtiva do audiovisual no Rio de Janeiro. Foi constituído em 2000 – então sob o nome Nós do Cinema –, a partir do processo de seleção de elenco para o filme “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Kátia Lund. Hoje, o Cinema Nosso é reconhecido como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina, com mais de 5 mil jovens formados em seus cursos, metodologia Certificada no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019 e premiada pelo Itaú social 2017; recebeu o prêmio Economia Criativa, Ministério da Cultura 2012  e o prêmio Rio Sociocultural, 2010. Em 2020, foi uma das organizações contempladas pelo edital Criança Esperança em parceria com a UNESCO.

Serviço:

Processo Seletivo Ano II do projeto “Empoderamento e Cinema: Jovens Negras no Audiovisual”

Período de inscrição: Até 17 de janeiro de 2021.

Divulgação de selecionadas para a etapa 2: 22 de janeiro de 2021.

Pré-seleção: 22 de janeiro de 2021 a 27 de janeiro de 2021.

Divulgação para a última etapa: 29 de janeiro de 2021.

Seleção: 4 de fevereiro de 2021 a 18 de fevereiro de 2021.

Divulgação das selecionadas: 19 de fevereiro de 2021.

Link para inscrição:

Formação em Produção de Jogos

Formação em Roteiro para Séries

Formação em Cinema

LEIA MAIS:

Congresso Nacional reúne pela primeira vez viajantes pretas e pretos

 

 

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 706

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *