A 1ª Conferência de Afroturismo de Mato Grosso do Sul ocorre em 28 de março, a partir das 8h30, no auditório do Sebrae MS, em Campo Grande, reunindo especialistas, governo do Estado, Sebrae MS, trade e estudantes de turismo, além de comunidades quilombolas. O evento é organizado pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e Sebrae MS, com consultoria da plataforma de afroturismo Guia Negro e apoio da subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Mato Grosso do Sul.
O evento debate o afroturismo, modalidade do turismo que valoriza a cultura e história negra e que é um movimento nacional e tem sido o foco de divulgação do destino Brasil pela Embratur nas feiras internacionais. O evento terá representantes do Sebrae MS, Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Guia Negro, Bela Oyá Pantanal, além de representantes das comunidades quilombolas.
Ao todo, 53% dos 2,7 milhões da população total do Estado é negra, segundo o Censo do IBGE de 2022. O Mato Grosso do Sul tem grande potencial de desenvolver o afroturismo, como lembra o presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling. “Há territórios no nosso estado que têm uma história fantástica e uma cultura rica. A organização desses roteiros vêm aumentando e estamos prontos para desenvolver esses produtos”, afirma.
O Sebrae/MS valoriza os pequenos negócios. “O propósito do Sebrae é o sucesso dos pequenos negócios, e, por isso, valorizamos iniciativas como o afroturismo, que abre novas oportunidades para empreendedores e comunidades locais. Essa prática, aliada ao turismo de base comunitária, coloca as comunidades quilombolas, por exemplo, no protagonismo da gestão de experiências turísticas, garantindo autenticidade e sustentabilidade. O afroturismo gera renda, desenvolvimento econômico e inclusão social, contribuindo para a prosperidade do nosso Estado”, afirma Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS.
Já o Guia Negro, contratatado como consultoria, considera que a 1ª Conferência do Afroturismo de MS é uma das estratégias do MS para se posicionar nesse mercado. “O Estado tem trabalhado o turismo de forma diversificada e tem um grande potencial em suas comunidades quilombolas e cidades como Campo Grande, Corumbá e Nioaque”, considera Guilherme Soares Dias, fundador da plataforma de afroturismo.
O evento é aberto ao público que precisa se inscrever no Link para garantir a participação.
SERVIÇO:
1ª Conferência de Afroturismo de Mato Grosso do Sul
sexta-feira 28/03/25
8h30 às 12h30
Auditório do Sebrae MS, Av. Mato Grosso, 1661, centro, Campo Grande
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1J6FLOZ5g2E1Eg6fca3CxOYa8gF-0Hlg_bnasds4Uzyw/edit
Mais informações:
Fundtur MS: (67) 9994-01992 / moroni@fundtur@gmail.com
Guia Negro: (11) 98994-7826 / guianegro@gmail.com
Sebrae/MS: (67) 99893-0535 / jornalismo@ms.sebrae.com.br