21 viajantes negros para inspirar viagens em 2021

Guilherme Soares Dias

Viajar está mais desafiador por conta da pandemia. Nós estamos torcendo para a vacina contra a Covid-19 vir logo para podermos sair por aí livremente sem medo. A tradicional lista de indicações dos viajantes negros para inspirar sua viagem do Guia Negro sai do forno com dicas de pessoas que amam viajar e dividir suas histórias.

Nossa primeira indicação foi em 2018. Em 2019 nossa lista aumentou para 18, em 2020 fizemos 20 indicações e, finalmente, chegamos aqueles que pretendemos acompanhar com atenção em 2021. Muitos deles participaram do O Mundo Congresso, primeiro encontro de viajantes pretes que foi virtual.

Confira a nossa lista e siga-os:

1 – Dayanne Bernardo

Natural de Salvador, administradora e mercadóloga, atua como social media e trabalha com marketing digital. Ama viajar e é apaixonada por café. Em seu instagram, inspira com fotos de lugares paradisíacos trazendo a sensação da reconexão com a natureza.

2 – Fábio Mukanya – @fabio_mukanya_simoes

É natural do Rio de Janeiro, músico e criador de instrumentos africanos em terras diaspóricas. Idealizador do projeto itinerante AfrikaSonora, viaja o Brasil e o Mundo confeccionando e apresentando instrumentos de origem africanas que não são reconhecidos. Multi artista, também é escritor, autor do livro infantil “Olelê- uma antiga cantiga da África” e comanda o programa infantil “Brincandobantu” Utiliza seu instagram para compartilhar um pouco das suas viagens

3 – Nícolas Guerra @mochilek

É do Rio de janeiro, carioca da gema, formado em Ciências Náuticas pela Escola de Marinha Mercante, mas atualmente trabalha remotamente com mídias sociais e como professor de francês online. Começou a viajar em 2016, quando fez um mochilão de volta ao mundo por um ano, passando pela Europa, Ásia e África, depois morou um ano em Paris trabalhando como recepcionista de hotel. De volta ao Brasil começou a investir no seu instagram @mochilek, onde ele “viaja, faz palhaçada e fala sério, não necessariamente nessa ordem” como diz sua descrição na rede social. Nícolas costuma dizer que foi viajando que ele se reconectou com a sua negritude. Ele gosta de tocar na tecla da falta de representatividade preta no meio de viagem, o que o fez ser chamado para ser co-organizador do congresso O Mundo é Nosso.

4  – Dandara Rosa @dandarix

É carioca, professora e viajante. Formada em Letras, leciona inglês na rede pública de ensino do Rio de Janeiro e é mestranda em Linguística. Já mochilou por 15 estados brasileiros e alguns países.

5– Joaquim Costa @viaja_preto

Recifense, 29 anos, empreendedor, piloto privado e paraquedista. Viaja com métodos de baixo custo desde os 18 anos. Sendo voluntário em hostels e pousadas no Brasil, Argentina e Chile. Atuou também fotógrafo, filmaker e guia de montanha na cordilheira dos andes, sempre dizendo sim as oportunidades e tentando fazer do mundo o seu quintal.

6 – Kerolayne Kemblim @dacordobarro

Multi artista manauara, rompeu as barreiras de locomoção da região Norte e ganhou o Brasil, ocupando as ruas com a sua arte.

7- Pâmela Rocha @roletdapam

Pâmela Rocha é paulista de Sorocaba, formada em Pedagogia e professora de Educação Infantil na Rede Municipal da mesma cidade. Desde 2015, unindo crescimento profissional e interesse em viajar, conhecer lugares e narrativas diversas, começou a registrar em seu perfil do Instagram os processos e reflexões desta jornada, com foco em passeios e viagens. Também incentiva que as mulheres saiam e viajem sozinhas respeitando seus processos e possibilidades. Em 2019 veio o convite para participar do coletivo Bitonga Travel, projeto que incentiva e dá visibilidade a mulheres negras viajantes. “Não importa o tamanho do rolet, o importante é ir.”

8 – Janah e Maria @maeefilhatrips

Uma mãe que busca ensinar sua filha a vivenciar o mundo de forma real com seus próprios olhos. Pois sozinha ela chegará mais rápido, mas juntas chegarão mais longe. Janah Leite tem 36 anos é pedagoga e Maria Eduarda tem 13 anos e é estudante, moram em São José dos Campos-SP, Há 10 anos viajam juntas e em 2017 fizeram um Mochilao pela América do Sul fazendo Voluntariado, Couchsurfing. Maria viaja com sua mãe Janah, desde os dois anos de idade. Elas compartilham suas aventuras no @maeefilhatrips

9 – Moysés Jr @negopelomundo

Mais conhecido como @negopelomundo, é do Rio de Janeiro, nascido na Baixada Fluminense e criado no Subúrbio Carioca. Começou sua viagem pelo mundo em 2016, quando uma tragédia pessoal lhe ocorreu e decidiu usar esse episódio para transformar a sua vida. Viajou pela América do Sul, Ásia e África em busca de sua identidade e de sua ancestralidade que havia sido perdida pelo caminho. Atualmente, usa o Instagram para contar sobre essas experiências, escreve um livro onde fala sobre a transformação de vida, investe em sua agência de intercâmbio, turismo de experiência e acessórios e é sócio de uma editora de livros.  Acredita que a educação é o único caminho para equilibrar esse mundo perdido.

10 – Ingrid Ellen @africa.fora.da.mídia

Ela comanda o perfil @africa.fora.da.mídia e é oriunda de Salvador-Bahia. Atualmente reside em Moçambique, na província de Gaza caracterizada pela diversidade de praias paradisíacas. Jovem, mulher preta, estudante de pedagogia (já atuando na área há 3 anos), poeta marginal/maloqueira. Amante da dança africana e capoeira Angola. Membro da organização Reaja ou Será Morta/o (Salvador-Ba), desenvolve o projeto da organização na cidade de Xai-Xai (Moçambique), o Teorias Sobre Nós, que visa a protagonização da história do povo preto, assim como o incentivo à leitura de autores pretos e incentivo à escrita sobre nossas “escrevivências”. Ama viajar, conhecer pessoas, culturas, tradições… Por onde vai, planta uma sementinha revolucionária. Para Ingrid, viajar enquanto mulher negra também é resistência.

11 – Joana Silva @registrosdajo

Baiana, administradora e com especialização em psicologia organizacional, professora de inglês, escritora e pesquisadora independente de culturas não ocidentais. Em 2016 rompeu com a vida regular na cidade onde nasceu, com a carreira na área de recursos humanos e com um emprego relativamente estável. Neste período desenvolveu projetos como a viagem de volta ao mundo, morou em países da América do Norte e da Ásia, atualmente mora na China e está escrevendo o primeiro livro da trilogia sobre as lições que aprendeu viajando e morando por países do Continente Asiático. E é no Instagram @registrosdajo onde compartilha as lições das andanças pelo mundo.

12 – Lola Cirino @lolacirino

Tem 25 anos, é mineira e jornalista formada pela puc minas. Atualmente morando na França. Lola viaja fazendo intercâmbio e au pair. Autora de “O Próximo da Lista” pela @macabeaedicoes ela traz perspectivas sobre como é ser uma mulher preta e lgbt morando em terras estrangeiras.

13 – Mario Júnior @mariojuniortravel

É de Palmas-Tocantins, criador de Conteúdo digital, bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Tocantins mas trabalha exclusivamente com turismo para o Blog pessoal Mario Junior Travel e para as redes sociais após passar por um tratamento contra um câncer em estágio avançado no sistema linfático. Começou a viajar nos últimos 5 anos Tendo visitado  9 países e 17 estados Brasileiros.

14- Stefany Maia @stefanymaia

Tem 24 anos, é atriz, viajante e empreendedora da marca @close.coletivo. Nasceu em Contagem-MG, onde começou sua carreira de atriz, após se mudar para o Rio de Janeiro despertou sua paixão por viajar. Ela já viajou pela américa latina por 6 meses enquanto vendia sua arte para continuar na estrada.

15 – Fred Silva @orastapelomundo

Baiano, consultor de viagens e proprietário da @viajabahia já percorreu 15 países e morou em um deles por um ano e meio, frequentando lugares e adquirindo experiências que poucos pretos tem oportunidade. Por meio do seu trabalho com a agência de viagens Fred acredita que uma de suas missões é ser um facilitador para que as pessoas menos favorecidas entendam que viajar é possível, é acessível, e principalmente, que o mundo lhes cabe.

16 – Camilla Mota @camilaimotta

Camila Inácio tem 26 anos, adora andar de patins e skate é brasileira e vive na California. A brasileira foi fazer intercâmbio e trabalhar como aupair nos Estados Unidos. Um pouco antes do final do segundo ano desistiu do programa, mas continuou morando em San Diego. No seu canal do Youtube mostra a vida nos Estados Unidos e a rotina.

17 – Inestimavel mundo @inestimavelmundo

Inês Ferreira saiu da periferia de São Paulo para Nova York. No instagram, ela fala sobre viagem, lifestyle e autoestima. Faz podcast de histórias “para inspirar a sua” e afirma: “morar fora não é fácil, mas é possível”

18 – Na Carona da Rachel @nacaronadarachel

A Rachel tem uma agência de viagens personalizadas. “Viajar não é um luxo é uma necessidade”. Ela já passou por 12 países, 22 estados. Carioca, ela escreve os relatos sobre os destinos que visita no site www.nacaronadarachel.com.br

19 – Nina e Josy por aí @ninaejosyporai

Nina e Josy Take The World. Elas têm uma paixão em comum: viajar. Cariocas, @euninagabriella @josyramos já viajaram 11 países. Estilosas, engraçadas, com cabelos sempre diferentes, elas são a caras das mulheres pretas que viajam. Siga #NinaeJosyTakeTheWorld

20 – Vitor Martins Musico Nomade @vitormartinsnomade

Músico, baterista, percussionista, mochileiro e nômade. Vitor está desde os 14 anos na estrada. Já passou por quatro países e divide seus relatos e sons no perfil do instagram. Vale acompanhar.

21 – Barbara Pedroso @barbaraapedroso

Bárbara é vegana, viaja sozinha e ama a natureza. A gaúcha de Porto Alegre já passou por 24 países e dá dicas sobre como viajar barato em seu blog Barbara pelo Mundo. Por lá, há dicas também de onde pesquisar hotéis, descontos do airbnb, de como tirar fotos sozinhos.

Aproveite e siga o Guia Negro no Instagram, no Facebook e no Youtube! ; D

Você conhece alguém que deveria estar nessa lista? Nos indique! Afinal, em 2022 vamos reunir mais viajantes negros que todo mundo deve conhecer.

LEIA MAIS:

12 viajantes negros para inspirar suas viagens em 2018

18 viajantes negros para inspirar suas viagens em 2019

20 viajantes negros para inspirar suas viagens em 2020

 

Compartilhe:
Avatar photo
Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

Artigos: 706

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *