O Guia Negro perguntou ao ChatGPT quais as cidades mais bonitas do Brasil e acrescentamos notas com dicas de afroturismo em cada uma delas.
Veja o que diz a inteligência artificial: “O Brasil é repleto de cidades lindas, cada uma com seu charme e características únicas. Aqui estão dez cidades que são frequentemente consideradas as mais bonitas do país, junto com o motivo de sua beleza”.
A seguir a resposta do aplicativo somado com dicas do afroturismo feitas por nós do Guia Negro:
1 – Rio de Janeiro
Conhecida por suas paisagens deslumbrantes, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, além das praias icônicas como Copacabana e Ipanema. A mistura de montanhas, mar e a cultura vibrante fazem do Rio um lugar especial.
Nota do Guia Negro: O Rio é hoje a capital com o maior número de empresas realizando roteiros de afroturismo; com uma cena pulsante na Pequena África, com muitas boas opções em Madureira, com vários restaurantes e lojas afrocentradas e em locais que o povo preto curte a praia, como o Rasta Beach, no Leme, e a praia do Sheraton, na frente do Vidigal.
2 – Salvador
Com seu centro histórico, o Pelourinho, Salvador encanta com a arquitetura colonial, as cores vibrantes e a rica cultura afro-brasileira. As festas e a culinária também são um destaque.
Nota do Guia Negro: Meca negra, local que todos os pretos precisam ir pelo menos uma vez na vida, tem bairros pulsantes como Ribeira, Curuzu, Paripe, Itapuã, entre outros. Além de museus importantes como o Mafro e Muncab, no Pelourinho. A Caminhada Salvador Negra é um ótimo começo para praticar afroturismo na cidade.
3 – Florianópolis
Conhecida como “Ilha da Magia”, Florianópolis possui praias paradisíacas, uma natureza exuberante e uma atmosfera relaxante. A combinação de mar, montanhas e cultura açoriana atrai muitos visitantes.
Nota do Guia Negro: A capital de Santa Catarina tem um roteiro afrocentrado no Monte Serrat que conta a história das lavadeiras, dentro outros personagens importantes, mas apagados da história oficial. A cidade foi casa de Antonieta de Barros, a primeira deputada negra eleita, e sua casa está mantida. O centro da cidade tem sambas e bares que valem a pena.
4 – Ouro Preto
Uma das cidades mais bem preservadas do período colonial no Brasil, Ouro Preto é famosa por suas igrejas barrocas, ladeiras de pedra e a rica história da mineração de ouro.
Nota do Guia Negro: A cidade histórica do interior de Minas Gerais conta a história de Chico Rei, um homem do congo que se libertou da escravização e com sua mina de ouro conseguiu comprar alforrias para outras pessoas negras. Tem a Mina du Veloso, chefiada por pessoas negras, além das obras do grande Aleijadinho e das famosas congadas.
5 – Paraty (RJ)
Com seu centro histórico repleto de casarões coloniais e ruas de pedra, Paraty é uma cidade charmosa que também oferece belas praias e um entorno natural incrível.
Nota do Guia Negro: A cidade abriga o Quilombo do Campinho, um destino tradicional de turismo, com comida, hospedagem e experiências. Os passeios pelo centro histórico podem ter um olhar afrocentrado, a depender do guia contratado. A Igreja Nossa Senhora do Rosário é um dos muitos exemplos de contribuição africana na cidade.
6 – Belo Horizonte
Conhecida por sua arquitetura moderna e pela gastronomia deliciosa, Belo Horizonte tem um cenário urbano bonito com parques e montanhas ao redor.
Nota do Guia Negro: A capital mineira tem vários sambas interessantes (como 3 Pretos, Aquilombar, Cacá, entre outros), blocos afros como o Magia Negra, além do bairro Lagoinha que é berço do samba e da boemia. O carnaval é um dos momentos auge. A culinária carrega heranças da diáspora africana, como o frango com quiabo e o angu.
7 – Campos do Jordão (SP)
Situada na Serra da Mantiqueira, essa cidade é famosa por seu clima europeu, arquitetura em estilo suíço e paisagens montanhosas, além das festividades de inverno.
Nota do Guia Negro: Pouco conhecida e explorada, a cultura negra está presente na cidade turística famosa por ser destino de inverno e com narrativa bastante afrocentrada. No entanto, há opções de samba e pagode e de feijoadas na cidade. O Museu Felícia Leirner recebe atividades da semana da consciência negra, com oficinas e apresentações culturais.
8 – Natal
Com suas praias de águas cristalinas e dunas impressionantes, Natal é um destino turístico popular que combina beleza natural com rica cultura local.
Nota do Guia Negro: O centro histórico da capital do Rio Grande do Norte abriga locais como a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação. A cidade abriga grupos de maracatu e rodas de samba. No Mercado da Redinha há comidas típicas, com influência da herança africana. Visitar o Quilombo Baixa do Meio e o Museu Câmara Cascudo, que tem acervo relacionado a cultura popular e afrobrasileira.
9 – São Paulo
Embora seja uma grande metrópole, São Paulo tem áreas muito bonitas como o Parque Ibirapuera, a Avenida Paulista e diversos bairros com arte urbana vibrante e arquitetura contemporânea.
Nota do Guia Negro: A capital paulista abriga locais como o Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera, Aparelha Luzia, rodas de samba como o Pagode da 27, batalhas de rap e slams, escolas de samba como a Vai Vai. Além de locais como o Rap Burguer, a Casa Preta Hub e a Galeria do Reggae. A migração africana trouxe tecidos coloridos, máscaras e culinária saborosa. A Caminhada São Paulo Negra é ótima maneira de conhecer mais.
10 – Lençóis Maranhenses (MA)
Embora não seja uma cidade no sentido tradicional, essa região é famosa por suas dunas brancas e lagoas de águas cristalinas formadas pela chuva. A paisagem é única e impressionante.
Nota do Guia Negro: Os lençóis maranhenses abrangem três municípios e são um dos destinos mais procurados por suas paisagens. É importante ressaltar que foi o povo negro que habitou essas terras e que a cultura da diáspora africana está bastante presente em manifestações como o bumba meu boi e na religão por meio do tambor de mina.
De acordo com o aplicativo, “essas cidades oferecem uma diversidade incrível de cultura, história e natureza, cada uma contribuindo para a beleza do Brasil”. Assinamos embaixo!