Brasília ganha um importante instrumento de valorização cultural e promoção do turismo: o Guia Afetivo Negro do Distrito Federal . Financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), o material mapeia 70 empreendimentos afro-brasileiros espalhados pela capital, incluindo restaurantes, lojas, salões de beleza, terreiros e outros espaços que reafirmam a identidade negra no território.
O guia é um convite para conhecer a cidade por lentes mais diversas, afetivas e potentes.
Idealizado pela turismóloga e produtora cultural Bianca D’Aya, o projeto também inclui o Tour Brasília Negra, um roteiro de afroturismo que percorre, em aproximadamente quatro horas, locais marcantes da história e da cultura afro-brasileira na cidade.
Os passeios são realizados em parceria com a agência Me Leva Cerrado e com a plataforma Guia Negro, e são feitos em van para garantir conforto e acessibilidade. Para participar, basta agendar diretamente com a agência.
“Há quatro anos eu abri a agência de turismo receptivo aqui em Brasília, a Me Leva Cerrado, onde realizo o tour Brasília Negra, no qual conto a história negra da capital federal. No começo, eu queria entender onde estavam os atores negros do turismo. Foi assim que, no Guia Afetivo Negro do Distrito Federal, mapeamos empreendedores negros da moda, da beleza, da cultura, do turismo, da religião e da gastronomia”, afirma Bianca D’Aya.
Atualmente o guia pode ser encontrado na página do Instagram @guiaafetivonegrododf
Para a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, o guia representa um avanço significativo na construção de uma Brasília mais plural e conectada às suas raízes. O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, destaca que iniciativas como esta ampliam o olhar sobre o DF e fortalecem sua vocação para o turismo cultural.
“O Guia Afetivo Negro é uma ferramenta poderosa para revelar histórias que muitas vezes não aparecem nos roteiros tradicionais. Ele valoriza a identidade negra, fortalece nossos empreendedores e mostra ao visitante uma Brasília diversa, criativa e acolhedora. É uma iniciativa que dialoga diretamente com o que acreditamos para o futuro do turismo no Distrito Federal”, afirmou o secretário.












