A “Cartilha AKOBEN – Antirracismo na Organização de Eventos: um guia do Aqualtune Lab para a diversidade, equidade e inclusão de pautas e nomes na construção de eventos por meio da participação de pessoas negras” foi lançada online e fica disponível para baixar em formato PDF.
O nome AKOBEN, do Adinkra, que inspira o símbolo do coletivo que idealizou o conteúdo, tem evocadas as vogais para batizar a iniciativa do Aqualtune Lab pelo Antirracismo na Organização de Eventos. A demanda por espaço para pessoas negras expressarem suas vozes pressupõe que desvelar essa invisibilidade poderá ajudar na construção de uma verdadeira mudança antirracista.
A cartilha integra uma iniciativa de duas frentes para promover a participação de pessoas negras em eventos com o propósito indireto de gerar debate, desvelar a discriminação e, à luz do reconhecimento, fomentar mais diversidade, equidade e inclusão.
Na primeira frente, um modelo de compromisso, a ser firmado voluntariamente por quaisquer instituições do setor público e do setor privado que queiram assumir um papel ativo contra a reprodução da uniformidade, da assimetria e da exclusão geradas pelo racismo estrutural.
Na segunda frente, uma lista pública de 69 pessoas negras com expertise real e legítima para participar de eventos sobre a inter-relação entre direito e TICs. Cada nome é acompanhado por redes sociais de contato e três assuntos de especialidade.
Este guia para a diversidade, equidade e inclusão apresenta várias dimensões do problema, sugere 5 materiais informativos recentes, registra 34 iniciativas inspiradoras, indica nomes de referências estrangeiras no tema e ainda oferece passos e dicas práticas para fomentar a presença de pessoas negras em eventos. Trata-se de uma pequena, mas simbólica, postura social ativa que empresas, ONGs, universidades e órgãos públicos podem assumir contra o preconceito racial.
A Cartilha deve ser lançada em formato impresso no início de 2023.
Baixe a cartilha clicando aqui
LEIA MAIS: