Neste Domingo, 15 de Dezembro, acontece a primeira edição do Zungu – O festival do Bares Pretos, que reúne diversos bares afro-brasileiros que são ícones da gastronomia e da cultura Negra Carioca.
Os Zungu eram tendas ou malocas que, no século XIX, eram mantidas e lideradas por mulheres negras libertas na região do Mercado do Peixe, no Rio de Janeiro. Essas mulheres formaram a primeira irmandade dedicada à libertação de pessoas escravizadas.
Durante o dia, elas percorriam a cidade com seus tabuleiros, vendendo quitutes. Parte do dinheiro arrecadado era destinada às casas Zungu. À noite, esses espaços se transformavam em locais de acolhimento e abrigo para pessoas escravizadas, onde podiam se alimentar, praticar sua fé e participar de atividades culturais. Além disso, uma das principais finalidades da irmandade era reunir recursos para comprar a liberdade de pessoas escravizadas.
O Zungu – Festival dos Bares Pretos tem como objetivo promover o cooperativismo e o fortalecimento das redes entre bares pretos. O evento abre espaço para a troca de experiências, fornecedores e serviços, fomentando a união e o crescimento coletivo.
Além disso, oferece aos amantes dos bares uma experiência única de estarmos todos juntos em um só quintal.
Bares participantes:
Dida Bar e Restaurante Casa do Nando
Kasa 1 2 3
Atelier Bonifácio
Dois de fevereiro Chefe Kimberly Chefe Vagner
Agô Bar da Encruzilhada Borogun
Cheirinho de Dendê Manga Bar
A programação musical será : – Juliane Gamboa
• Severo e Seus Comparsas
• Samba da Dida
• Dj Júlio Rodrigues – Dj Bieta
Local do Evento:
Data: 15 de dezembro de 2024
Horário: 12h às 00h
Local: Quintal da Lapa (R. do Lavradio, 75 – Centro, Rio de Janeiro)
Ingressos: www.sympla.com.br/evento/zungu-festival-dos-bares-pretos/2746516?referrer=linktr.ee