O ano do afroturismo no Brasil: novas empresas, novas viagens, fóruns e redes

Guilherme Soares Dias

O afroturismo ou turismo étnico teve um ano promissor no Brasil. Houve a criação de novas empresas e a consolidação das que tinham chegado ao mercado nos anos anteriores. 2019 também marcou o I e II Fórum de Afroturismo, capitaneados pelos atores do setor, pelo I Fórum do Negro Viajante promovido pela South African Tourism, que também realizou viagens com influencers, jornalistas e empresários negros do setor do turismo para a África do Sul. Além do país africano, destinos como Colômbia, Bahia, Palmares, São Paulo, Ouro Preto, Estados Unidos, Gana e Rio foram os mais visados por essa nova vertente do turismo, que ganha espaço no Brasil, assim como já ocorre nos Estados Unidos, onde o Black Travel Movement é realidade entre os afroamericanos. Confira a retrospectiva preparada pelo Guia Negro:

Bitonga nasce

Idealizada por Rebecca Alethéia, a rede foi lançada em janeiro de 2019 e abre caminhos para a visibilidade de mulheres negras em trânsito e movimento pelo mundo. O projeto nasceu para compartilhar histórias de mulheres negras que viajam com o intuito de potencializar novas viagens.  Ao longo do ano, a rede organizou rodas de conversa, viagens e muitos relatos de viajantes negras pelo mundo afora.

Black Bird e as caminhadas São Paulo Negra

A Caminhada São Paulo Negra, que surgiu em junho de 2018, ganhou força em 2019. Foi realizada em âmbito corporativo, aberta ao público, para filmes documentais, e também em eventos como Jornada do Patrimônio, da Prefeitura de São Paulo, e Bienal de Arquitetura de São Paulo. A Black Bird criou ainda roteiros pelo Bixiga, Barra Funda, além de uma saída fotográfica pelo roteiro original. Além disso, Luciana Paulino foi para Califórnia fazer mestrado em empreendedorismo social e captar mais recursos para o negócio.

Black Traveller e Destino Afro

Enquanto a Black Traveller traz desde 2016 turistas negros de outros países para conhecer o Brasil. A Destino Afro, que surgiu esse ano, leva os afro-brasileiros para conhecerem lugares de cultura e história negra. Carina Santos, idealizadora de ambas, decidiu criar grupos de viagens para África e Diáspora Negra. A primeira jornada será para o caribe colombiano, que deve ocorrer em março de 2020.

Brafrika nasce

De acordo com a fundadora da Brafrika, Beatriz Souza, o primeiro ano da agência de viagens afrocentrada foi de aprendizado e posicionamento. “Percebemos como os espaços que nos recebem se comportam, como a gente se deslocando se comporta, o que espera quando se desloca, o que a gente não espera, mas acontece com esse recorte de raça”, afirma. A agência organizou viagens para Ouro Preto, São Paulo, Rio de Janeiro e planeja organizar novos roteiros em 2020, que inclui Gana e Salvador.

Descubra África do Sul leva negros para o país

O país de Nelson Mandela é o queridinho dos viajantes brasileiros no continente. Reúne possibilidade de intercâmbio, mochilão, lua de mel, safári, troca cultural, praia e história. A agência que representa o Ministério do Turismo no Brasil levou influencers, jornalistas e proprietários de agências de viagem negros para conhecer o país. Pelo menos três viagens foram realizadas ao longo do ano com esse foco. Participaram Camila Pitanga, Nataly Neri, Djamila Ribeiro, Monique Evelle, Eliane Dias e até nós aqui do Guia Negro.

Diaspora.Black recebe investimentos

Após ser acelerada pelo Facebook em 2018, a startup com foco no turismo afrocentrado participou da sua primeira campanha de financiamento e conseguiu arrecadar R$ 600 mil em uma ação promovida pela Vox Capital, empresa que investe em projetos de impacto social. Ao todo, foram 86 investidores que entraram com, no mínimo, R$ 1 mil cada um.  O dinheiro será investido em consultoria, melhoria de tecnologia e marketing. A plataforma ampliou o número de cidades em que está presente, o número de usuários e de experiências. “O trade começa a olhar para o mercado que a gente está se posicionado”, considera Antônio Pita, sócio-fundador da Diaspora.Black.

Encontro do Negro Viajante

A primeira edição do fórum “O Viajante Negro do Brasil: Reconexões Através do Turismo” aconteceu nos dias 23 e 25 de julho, em São Paulo e Salvador, respectivamente. A rodada de conversas e debates levantou reflexões sobre as possibilidades de reconexão dos afro-brasileiros com o continente africano por meio do turismo, ampliando perspectivas e despertando novos vínculos e descobertas.

Fórum de Afroturismo

O Fórum foi uma iniciativa de empresas de turismo com objetivo de aprofundar os temas de relevância apresentados pela rede. Ocorreram duas edições durante o ano, uma em fevereiro e outra em dezembro. Estiveram presentes representantes da sociedade civil que mostraram, discutiram e analisaram as novas tendências do turismo. Entre os convidados estiveram: viajantes, agentes de viagem, operadores de turismo, trade turístico, órgãos públicos, empresas, estudantes, imprensa, blogs de viagem e influenciadores.

Gana e o ano do retorno

2019 marcou os 400 anos desde que os primeiros africanos escravizados foram retirados de Gana. O país decretou 2019 como “o ano do retorno”. Ao longo do ano, houve vários programas, atividades e cerimônias especiais realizadas para comemorar o evento. Mais de 200 mil viajantes chegaram a Gana no ano passado. O fluxo de turistas injetou US$ 1,9 bilhão na economia, de acordo com a Ministra do Turismo, Artes e Cultura, Barbara Oteng-Gyasi. Além do aumento monetário, o país concedeu a cidadania a mais de 200 pessoas da diáspora africana e terras foram oferecidas a outros como uma maneira de incentivá-los a tornar o país seu novo lar.

Go Diaspora acelerada pelo Facebook

A Estação Hack é um centro de inovação do Facebook em parceria com a aceleradora de negócios Artemisia. Localizado no WeWork da Avenida Paulista, em São Paulo, o projeto promove cursos, oferece mentoria e alia tecnologia ao impacto social. O programa de aceleração semestral de startups, principal produto da Estação Hack, anunciou entre suas escolhidas em 2019 a Go Diaspora, primeira agência de intercâmbio do Brasil a trabalhar principalmente com países onde a cultura negra se faz fortemente presente. Além de desmistificar a realidade desses países, oferece essa experiência a um custo acessível para todos os gostos e bolsos.

Palmares – visita a quilombos

A expedição histórica para Maceió e Serra da Barriga reuniu Black Bird Viagem, Brafrika e Disapora.Black Uma viagem inédita que ocorreu em novembro com objetivo de celebrar a memória de um povo e marcar a sua história. A expedição visitou pontos turísticos importantes de Maceió, além de curtir as praias paradisíacas, com uma curadoria de lugares de cultura negra, além do ponto ápice que foi o Parque Nacional Quilombo dos Palmares. Diante do sucesso, as empresas preparam novas saídas para março e novembro de 2020.

Roteiros afros aumentam

Além das experiências já citadas foram surgindo novas ao longo do ano. Seja contando as histórias negras de SP, a Linha Preta em Curitiba, e Andança Negra em Maceió, e os guias que passaram a explorar mais a “Pequena África”, região no centro do Rio.

Salvador e o plano afro

A Prefeitura de Salvador pretende injetar dinheiro no afroturismo e contratou uma consultoria que vai desenvolver um plano para o turismo étnico da cidade a partir de 2020.

Sou mais Carioca finalista do prêmio Brasil Criativo:

Foi o primeiro ano como uma empresa com sociedade LTDA. A empresa passou pela incubação da RJ Criativo e fez parcerias com Brownie do Luiz, o Grupo Cataratas e a Rádio CBN, além de produtores de conteúdo. A agência foi tema do TEDx Petrópolis. A empresa foi ainda uma das três finalistas na categoria Patrimônio e Artes do Prêmio Brasil Criativo. Uma das sócias, Renata Vaz, foi uma das 60 mulheres selecionadas para participar do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco. A Renata foi aprovada com a proposta “A valorização do turismo interno e das guias de turismo”.

Com a chegada de 2020 a perspectiva é que cada uma dessas iniciativas tenha ainda mais espaço no cenário do turismo e que novas surjam, fazendo com que mais pessoas tenham a experiência de viagens inclusivas!

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Redação

O Guia Negro faz produção independente sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business

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