Evento celebrou 25 anos, com a lineup que contemplou diversidades musicais em encontros inéditos
25 anos não são 25 dias! O Festival de Verão Salvador, um dos pioneiros em apresentar diversidades musicais brasileiras e ter projeção nacional, completou as bodas de prata nos dias 27 e 28 de janeiro, no Parque de Exposições. O evento, que teve cobertura do Portal Guia Negro, foi repleto de shows e “misturas” onde artistas pretos marcaram presença nos palcos principais e alternativos.
E um dos encontros mais esperados foi logo na primeira noite, com Iza e Liniker abrilhantando o Palco Cais. No momento em que rolou um dueto de ‘Isn’t She Lovely?’ (Stevie Wonder), o público vibrou e aplaudiu efusivamente, além de hits como ‘Fé’, ‘Baby 95’ e ‘Antes de Tudo’, “Essa mulher me inspira e tenho certeza que ela inspira todos nós”, disse Iza para sua convidada.
Black Music
Outro momento lovely e cheio de black music foi quando o Cee Lo Green, atração internacional subiu ao palco e segurou uma bandeira da Bahia em homenagem ao estado. O cantor falou com o Guia Negro sobre o que já conhecia sobre a cultura local. “A minha empresária, que é brasileira, me ensina, informa e educa sobre a música indígena desse lugar”, comentou. “Eu me sinto muito afortunado, este lugar é altamente recomendado, todos amam esse lugar e eu também, pois tenho sido tratado de forma maravilhosa desde que cheguei. É como uma família”, declarou.
No mesmo dia, Baiana System e Carlinhos Brown apresentaram o show ‘Paredão Patusca’, Baco Exu do Blues se juntou ao Psirico, e a abertura ficou por conta da banda Quabales com Aila Menezes. Única artista a se apresentar nas 25 edições, Ivete Sangalo chamou Daniel Levi, criança que viralizou ao dançar ‘Macetando’ em um de seus shows. E, como de costume, Daniel macetou e encantou.
Bodas de ouro no segundo dia
Comemorações não faltaram no FV24. Celebrando os 50 anos do Ilê Ayê, a Banda Ayê se juntou à Daniela Mercury e Margareth Menezes num show histórico, reunindo as deusas do ébano e apresentando uma pequena mostra da Noite da Beleza Negra. A música tema do Carnaval do bloco afro deste ano, ‘Bodas de Ouro’, estava na setlist que reuniu clássicos como ‘O Mais Belo dos Belos’.
Quando perguntado sobre as homenagens que o bloco vêm recebendo pela Prefeitura de Salvador e pelo Governo do Estado, Vovô do Ilê se mostrou animado, mas ponderou: “Eu quero que, depois que passe o Carnaval, continue esse reconhecimento não só do Ilê, mas do povo negro dessa cidade”, ressaltou, enfatizando que a Senzala do Barro Preto passará por requalificação.
A noite também foi de samba. Péricles, o Rei da Voz, juntou-se à Gloria Groove, enquanto Thiaguinho, seu parça, fez uma mistura sambada com Maria Rita. O pagodão de Attooxxá e de Léo Santana também marcaram presença, além do som de Seu Jorge e Mano Brown, e do rap de Teto e Matuê. Tanta diversidade assim, só se vê na Bahia. Até 2025, FV!
Confira aqui a cobertura do Portal.
LEIA MAIS: